Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023
Emprego

Empresa abre vaga para vendedor externo em Irecê — Foto: Banco de Imagens

A renomada empresa Proteges, líder no setor de Prestação de Serviços está anunciando uma oportunidade de emprego para um profissional qualificado assumindo o cargo de Vendedor Externo.

A empresa, conhecida por sua excelência no mercado, procura ampliar sua equipe para atender à crescente demanda de seus produtos/serviços de alta qualidade, agora com atuação em Irecê e demais cidades da região.

Descrição da Vaga:

O Vendedor Externo desempenhará um papel fundamental na estratégia de vendas da Proteges. O profissional selecionado será responsável por:

Prospectar e identificar oportunidades de negócios no mercado;

Apresentar os produtos/serviços da empresa a clientes em potencial;

Construir relacionamentos sólidos com clientes e fornecer um atendimento excepcional;

Elaborar propostas comerciais e negociar contratos.

Requisitos:

Experiência comprovada em vendas externas;

Habilidades de comunicação profissional e capacidade de construir relacionamentos interpessoais;

Orientado para metas e resultados, com histórico comprovado de cumprimento de cotas de vendas;

Capacidade de trabalhar de forma independente e gerenciar seu ritmo de maneira eficaz;

Disponibilidade para viagens frequentes na região;

CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categorias A ou B.

Os candidatos (as) interessados ​​devem manter contato pela WhatsApp da Proteges (77)  99907-1761.

Esta é uma excelente oportunidade para se juntar a uma empresa líder em seu setor e fazer parte de uma equipe apaixonada por oferecer soluções de alta qualidade aos clientes. Se você é um vendedor externo motivado e orientado para resultados, essa vaga pode ser uma oportunidade que você estava esperando.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023
Notícias

Vítimas foram  identificadas no IML, em Irecê – Foto: Montagem/CN

Corpos de cinco mulheres, que morreram após acidente em Ibitiara, na Chapada Diamantina, foram examinados no Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Irecê, na manhã desta sexta-feira (01).

O grave acidente ocorreu em um trecho da rodovia BR-242. As vítimas, entre elas, três idosas, voltavam para casa após passarem por cirurgias de catarata.

Segundo o portal G1 Bahia, as vítimas eram moradoras do povoado de Ouricuri, no município de Seabra, que fica a cerca de 80 quilômetros de Ibitiara.

As vítimas foram identificadas:

  • Zenilde Matos de Oliveira, 45 anos, passageira;
  • Silvandira  Araújo Matos, 58 anos, motorista;
  • Telcina Vieira  Soares, 75 anos, passageira;
  • Virgulina Vieira  Soares, 68 anos, passageira;
  • Maria  Araújo  Barreto,72 anos, passageira.

A causa do acidente não foi informada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas disse ao G1 que que a batida foi de frente e que o motorista do veículo de carga saiu ileso.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento das vítimas.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023
Agricultura

Agricultores da região celebram o início da produção da safra de cenouras – Foto: Divulgação/Internet

A região de Irecê está celebrando o início da safra de cenouras. Entretanto, o site HF Brasil explicou que o cenário de oferta é diferente em Irecê, quando comparado com outras regiões produtoras, que mesmo com a colheita da safra de segundo semestre em andamento, a região tem pouca disponibilidade de cenouras e precisa recorrer à compra de raízes mineiras. A informação é do site HF Brasil.

Ainda conforme o site, o final do mês de agosto foi marcado pela redução dos preços da cenoura. “A ‘suja’ foi comercializada a R$ 53,75/caixa de 29 kg nas praças produtoras – São Gotardo (MG) e Cristalina (GO) –, desvalorização de 19% em comparação ao mês de julho. O aumento da oferta deve-se ao início da colheita da safra de inverno e ao clima mais ameno e favorável à produção nestas regiões”, diz a publicação.

Já no estado de Goiás, poucas áreas da safra de inverno foram colhida. Com isso, produtores esperam que ocorra um período de oferta mais elevada das raízes da nova safra até o início de setembro, pressionando as cotações. Até o momento, a maioria das cenouras comercializadas na região são da safra de verão.

O site informou que em todas as regiões produtoras, a qualidade da cenoura está boa, sem problemas com doenças e descartes.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, na região de Irecê, que é composta pelos municípios de Irecê, Lapão, América Dourada e João Dourado, cerca de 5 mil famílias produzem cenoura o ano todo, em uma área de 6 mil hectares. Isso representa cerca de 20% da produção nacional de cenoura.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023
BAHIA

Na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, neste sábado (2), das 8h às 12h, mais um aulão do Programa Universidade para Todos (UPT). Os aulões do programa, que é realizado em parceria com as universidades estaduais de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB), de Feira de Santana (UEFS) e do Estado da Bahia (UNEB), além da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), serão realizados em 171 unidades escolares de 109 municípios e devem alcançar cerca de 25 mil estudantes matriculados no último ano do Ensino Médio da rede estadual.

A atividade, ministrada por monitores do UPT, tem foco em Língua Portuguesa e Matemática e também é direcionada para potencializar as aprendizagens dos estudantes nestes dois componentes curriculares. Em Salvador, por exemplo, turmas estarão reunidas nos colégios estaduais Eduardo Bahiana; Carlos Barros e de Tempo Integral de Vila Canária. Já no interior, as aulas vão acontecer em cidades como Itabuna, no Colégio de Tempo Integral Adeum Hilário Sauer; em Feira de Santana, no Instituto de Educação Gastão Guimarães; em Itapetinga, no Colégio Modelo; em Mulungú do Morro, no Colégio Estadual de Mulungu do Morro; em Oliveira dos Brejinhos, no Colégio Estadual Tiradentes; e em Souto Soares, no Colégio Estadual de Souto Soares.

Até novembro deste ano, cerca de 35 mil alunos participarão de aulões em diferentes regiões do Estado. O programa é direcionado aos estudantes concluintes do Ensino Médio em 2023, com o objetivo de fortalecer as aprendizagens, especificamente dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, com aulas ministradas por professores-monitores das universidades estaduais. A atividade proporciona uma experiência de aulas descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar. “A proposta é garantir aos nossos alunos mais oportunidades de aprendizagem e preparação para os exames de acesso ao Ensino Superior”, explica Patrícia Machado, coordenadora do UPT.

Fonte: Ascom - SEC/BA



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023
ELEIÇÕES 2024

O Partido dos Trabalhadores e o grupo político ‘Um Novo Tempo para Cafarnaum’ apresentaram uma lista com três nomes para afunilar as discussões sobre a pré-candidatura do grupo à prefeitura do município, localizado na Região de Irecê.

O fato ocorreu após o ex-prefeito Wilson Mancambira (2013-2017) ter suas contas rejeitas pela Câmara de Vereadores, ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível por oito anos. Os nomes apresentados para discutir e formular um projeto para a cidade são do advogado Samuel Pires, do vereador Galego do Gás e do ex-vice-prefeito Rocha. Um deles vai liderar a oposição à prefeita Sueli Novais (PL) na disputa eleitoral de 2024.

Em comunicado, o grupo político afirma que vai discutir os problemas do município e apresentar um programa que permita Carfanaum viver um novo tempo, com mais desenvolvimento e inclusão. “O grupo está unido e disposto a debater com a sociedade um programa de desenvolvimento. Vamos unir forças para lograr êxito em 2024”, enfatiza o grupo.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023
BRASIL

A economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os primeiros três meses do ano.

O Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, somou R$ 2,651 trilhões.

O dado foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%. O PIB acumula alta de 3,2% no período de 12 meses. No semestre, a alta acumulada foi de 3,7%.

O crescimento de 0,9% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre imediatamente anterior é a oitava alta seguida neste tipo de comparação, mas aponta também uma desaceleração, já que nos primeiros três meses do ano houve crescimento de 1,8% (valor revisado pelo IBGE) ante o último trimestre de 2022.

Os dados divulgados hoje situam a economia brasileira em um nível 7,4% acima do patamar pré-pandemia e a posiciona no ponto mais alto da série histórica.

Setores

Os desempenhos da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%) explicam o crescimento do PIB no último trimestre. No caso dos serviços, a influência positiva é maior porque as atividades respondem por 70% da dinâmica econômica.

“O que puxou esse resultado dentro do setor de serviços foram os serviços financeiros, especialmente os seguros, como os de vida, de automóveis, de patrimônio e de risco financeiro. Também se destacaram dentro dos outros serviços aqueles voltados às empresas, como os jurídicos e os de contabilidade, por exemplo”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

A indústria teve crescimento pelo segundo trimestre seguido, com destaque para a extrativa (1,8%), impulsionada pela extração de petróleo e gás e de minério de ferro, produtos relacionados à exportação. 

Como um todo, a indústria segue acima do patamar pré-pandemia, mas não conseguiu superar o ponto mais alto da série histórica, atingido no terceiro trimestre de 2013.

Agropecuária

Dos três grandes setores da economia, a agropecuária foi o único a recuar no trimestre (-0,9%). A retração se deve, principalmente, à base de comparação elevada, já que o setor tinha sido o grande motor do PIB nos três primeiros meses do ano.

“Se olhamos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, analisa Rebeca.

Consumo

Pela ótica da demanda, o consumo das famílias avançou 0,9% no segundo trimestre. É a maior alta desde o mesmo período do ano passado. 

“Do lado positivo, o mercado de trabalho vem melhorando constantemente, há o crescimento do crédito e várias medidas governamentais como incentivos fiscais, vide redução de preços de automóveis, e os reajustes nos programas de transferência de renda, notadamente o Bolsa Família. Por outro lado, os juros seguem altos, o que dificulta o consumo de bens duráveis, e as famílias seguem endividadas porque, apesar do programa de renegociação de dívidas, elas levam um tempo para se recuperar”, avalia Rebeca.

O consumo do governo cresceu 0,7%, representando o quarto resultado positivo seguido. Já os investimentos apresentaram estabilidade (0,1%), mantendo a taxa de investimento em 17,2% do PIB, menor que a do mesmo período do ano passado (18,3%).

A taxa de poupança passou de 18,4%, no segundo trimestre do ano passado, para 16,9% no mesmo período deste ano. O fim da pandemia explica esse comportamento, segundo a analista do IBGE: “durante a pandemia, houve aumento porque as famílias de maior renda, por não poderem consumir certos serviços, pouparam esse dinheiro excedente. Com a normalização da demanda e oferta dos serviços, a taxa de poupança caiu.”

As exportações (2,9%) e as importações (4,5%) apresentaram alta ante o primeiro trimestre deste ano.

Comparação

Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o PIB teve alta de 3,4%. Na mesma base de comparação, a agropecuária cresceu 17%, o melhor resultado entre os setores. Já a indústria cresceu 1,5%; e os serviços, 2,3%.

No primeiro semestre deste ano, a economia brasileira apresentou avanço de 3,7%, com destaque para a agropecuária (17,9%), novamente bem acima da indústria (1,7%) e serviços (2,6%). “[A agricultura] teve um ótimo resultado por causa das safras recordes de soja e milho”, explica a Rebeca.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023
Região de Irecê

A plantação de cenouras sempre foi tradição na comunidade de Queimada de Claro, no município de Barro Alto, Região de Irecê, mas cerca de 50% da produção, o que representa 100 toneladas por mês, era desvalorizada. Com o Galpão de Lavagem de Cenouras, implantado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), esse cenário de perdas e desperdícios se transformou. Agora, os produtores de cenouras comemoram o aproveitamento de toda a sua colheita.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Queimada de Claro, destaca o impacto positivo que essa ação está gerando na renda dos agricultores familiares envolvidos na produção. “Nossa comunidade sempre vendeu para atravessadores, mas, agora, o galpão chegou para agregar valor à nossa cenoura. Isso não beneficiará somente nossa comunidade, mas também às comunidades próximas”.

A agricultora familiar Joselita Andrade, lembra da perda financeira, antes do galpão. “Os atravessadores levavam para Canarana, Lapão ou para onde vendesse e quando faziam a seleção, sobrava muito pouco e eles só pagavam a quantidade que diziam que deu para aproveitar. Agora a gente vai poder lavar e selecionar aqui mesmo e o que sobrar, podemos vender por um preço mais barato, usar para o nosso consumo ou alimentar as nossas criações de gado, ovelha e de outros animais”.

Segundo o agricultor Silvio Teixeira Filho, com a cenoura lavada é possível passar direto para os consumidores e para os estabelecimentos comerciais. “Com a cenoura do jeito que a gente tira da roça, ficamos sem opção e temos que vender para atravessadores. Mas agora, as cenouras da nossa comunidade, as de Canarana, Soutos Soares, Barra do Mendes, Mulungu e de outros municípios do entorno vão passar a ser lavadas por aqui, levando mais renda para toda a região”.

Além do Galpão equipado, a associação também foi contemplada com um trator, projeto de irrigação e um poço, além do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), por um Agente Comunitário Rural (ACR), que vem ajudando a melhorar e aumentar a produção e produtividade das cenouras.  O investimento foi realizado por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, com cofinanciamento do Banco Mundial.

No galpão, em que foi instalado o equipamento de lavagem de cenoura, tem espaços destinados à separação dos produtos, lavagem, cozinha, escritório e banheiros.

A ação inovadora da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), levou uma mudança positiva, sustentável e mais renda para a comunidade rural de Barro Alto e de todo entorno.

Fonte: Ascom - CAR



Compartilhar no Whatsapp